quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Bíblia, o livro com fatos científicos mais antigo da história.

Hoje me deu vontade de abordar aqui alguns fatos presentes na Bíblia, e que milênios depois foram "descobertos" por outros. Se estes tivessem a lido, talvez teriam gastado bem menos tempo com estudos. A falácia mais comum hoje em dia a respeito da Palavra de Deus é que ela é um monte de "coisa religiosa" que não tem base científica e não podem ser provadas. Alguns até admitem que existem mensagens contida nelas interessantes e úteis, mas só isso.

Pois bem, irei escrever e comentar alguns textos bíblicos que neles encontramos informações científicas (A maioria dos textos bíblicos estão no livro de Jó, que por sinal, é o livro mais antigo da Bíblia)..


"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. "
(Atos 2:42-47)


Alguns meses atrás, meu professor de história disse algo que no momento - por não ter muito conhecimento a respeito - não pude contra-argumentar. Ele disse que o "Manifesto Comunista", escrito por Marx e Engels talvez tenha sido o livro mais importante da história, mais até que a própria Bíblia.

Pois bem, lendo esse trecho do livro de Atos vemos que, bem antes do Manifesto Comunista ter sido escrito, bem antes de Marx, Engels terem nascido, encontramos um relato na Bíblia de um grupo de pessoas (os cristãos daquela época) que vivia o tal do socialismo científico: Vemos que eles vivem em comunhão, repartiam a comida entre si. Tudo era de todos, as propriedades de terra e os bens eram repartidos entre todos. Enfim, muito antes desses filósofos alemães, a Bíblia já nos mostrava uma forma de sociedade que beneficiava a todos.

"O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada."
(Jó 26:7)

Os gregos acreditavam que a terra era suspensa e mentida assim nas costas de um homem muito forte. Muito tempo depois, a ciência constatou o que estava escrito na Bíblia mais de 4 mil anos atrás: Não há nada nem ninguém suspendendo a terra, ela está suspensa sobre o nada. Se lermos desde o primeiro verso desse capítulo, veremos que Jó estava afirmando que quem estende o norte sobre o vazio e suspende a terra sobre o nada é Deus, em seu infinito Poder. 

Eu me pergunto como Jó podia afirmar uma coisa dessas sem ter nenhuma condição de constatá-la. Nada mais me vêm a mente além de inspiração divina.

"Prende as águas nas suas nuvens, todavia a nuvem não se rasga debaixo delas. 

Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.

Porque faz miúdas as gotas das águas que, do seu vapor, derramam a chuva,

A qual as nuvens destilam e gotejam sobre o homem abundantemente. "
(Jó 26:8 , Eclesiastes 1:7 e Jó 36:27-28)

Aqui encontramos referências claras ao ciclo da água, no primeiro texto vemos a descrição da evaporação (dizendo que Deus prende as águas nas nuvens). é importante ressaltar que não só o conhecimento da evaporação, Jó declara também que as nuvens são constituídas dessa água evaporada.  Já no segundo e terceiro texto, há uma descrição mais detalhada a respeito do ciclo da água. 

"Ele [Deus] é o que está assentado sobre o círculo da terra." 

(Isaías 40:22)

Até a Idade Média se cria que a terra era plana. Porém, vemos que o profeta Isaías já tinha escrito a respeito, afirmando que a terra é redonda, na verdade.

"O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência."

(Gênesis 17:12)


"A ciência médica aprendeu nos últimos cinqüenta anos que dois elementos de coagulação sangüínea, a vitamina K e a protrombina, não estão presentes em quantidades normais até o quinto ou sétimo dia de vida.
Portanto, o primeiro dia seguro para circuncidar um menino é o oitavo dia, o próprio dia que Deus ordenou que Abraão circuncidasse Isaque e todos os seus filhos.
A ciência médica sente orgulho dessa recente descoberta, mas Deus havia ordenado que Abraão circuncidasse seus filhos no oitavo dia em 1.950 a.C.!" (texto retirado desse link, o qual eu usei a maioria dos exemplos para colocar aqui! =D)

"Como não se pode contar o exército dos céus, nem medir-se a areia do mar, assim multiplicarei a descendência de Davi, meu servo, e os levitas que ministram diante de mim." 

(Jeremias 33:22)

Mais de mil anos depois de ter  sido escrito isto, a ciência constatou que é de fato impossível contar as estrelas, só na nossa galáxia, existem mais de 100 bilhões de estrelas. A Bíblia também diz que Deus não só sabe quantas estrelas existem, mas também as conhece pelo nome ("Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar” (Isaías 40:26)



Existem muitos outros textos, mas com esse post inauguro a tag "Ciência milenar", estarei postando depois com mais calma outros textos bíblicos em que estão presentes fatos científicos. 

Só quero ressaltar que esses textos são do Velho Testamento (com exceção do primeiro), que é a "parte mais antiga" de um dos livros mais antigos da história. A Bíblia me dá plena certeza de que o Universo é regido por um Deus que conhece cada molécula presente nele. Um Deus que não é inerte, que criou o tempo, espaço, as leis da física. Dizer que a Bíblia é um livro sem nenhuma relevância científica é pura ignorância.

Nenhum comentário: