sábado, 4 de outubro de 2014

Livre-arbítrio

"Livre arbítrio: poder, faculdade de decidir, de escolher, de determinar, dependente apenas da vontade."







Você escolheu onde iria nascer? Seus pais? Não??! Nem seu nome você escolheu? E se você nascesse cego, ia depender apenas da sua vontade para ser um mecânico industrial? Se você nascesse surdo/mudo? Sua vontade faria você aprender outros idiomas? Ou melhor, por querer, você conseguiria produzir algum som?

Você escolheu as músicas as quais iria gostar? Você não sofreu nenhuma influência ao escolher seu namorado(a), ou a cor do seu cabelo, ou o filme que vai assistir daqui a pouco? Se nenhum deles existissem? Certamente você teria outra escolha (e não haveria o vazio de querer algo que não existe, porque o que não foi não é).

O livre-arbítrio carrega em si muito do pensamento humanista, colocando o homem e seus anseios no centro de todo o universo. Será mesmo que o homem tem poder para efetuar sua vontade? Qual a autonomia quanto a mobilidade que um tetraplégico tem? Nenhum plano de saúde hipercaro com cobertura total, assistencia 24h etc, etc, etc te livra de um câncer, de uma dengue hemorrágica, para morrer basta estar vivo

A ciência responde tudo? O que existia antes do caos? Antes da "criação espontânea" de tempo e espaço? E antes desse período? 

O desejo de ter o controle é intrínseco do ser humano, e isso o faz criar a ideia de que pode algo. De que eu sou Deus. O cristão não foge disso, só que nele ocorre acrescentando uma maquiagem que nós chamamos de "fé".

Achamos que "fé" é mover a mão de Deus ao nosso favor, ao favor da "nossa vontade". Achamos que a nossa vontade de "fazer o bem" é que nos tornou dignos de salvação (algo que o Espírito Santo, através de Paulo, refuta de forma veemente ao dizer que somos salvos pela Graça, através da Fé (que é um dom dado por Deus), e não por obras, justamente para ninguém achar que foi "sua vontade" que o fez estar em comunhão com o Pai (Ef 2.8).

O livre-arbítrio fere a onipotência de Deus. Porque se eu quero uma coisa que Deus não quer, meu livre-arbítrio me coloca no direito de ter aquela coisa, a despeito da vontade de Deus.

A vontade de Deus sempre irá se cumprir, nenhum desígnio dEle pode falhar (Jo 42.2).

Deixemos nosso narcisismo, prepotência, egoncentrismo, humanismo de lado, e, humildemente, curvemos o rosto diante do único Ser que possui livre-arbítrio, pois tudo é dEle (tudo pertence a Ele), por Ele (tudo ocorre através/mediante dEle) e para Ele (tudo tem o fim nEle).

Nenhum comentário: