segunda-feira, 20 de julho de 2015

Valor?



"Quero que valorize o que você tem
Você é um ser, você é alguém tão importante para Deus 
Nada de ficar sofrendo angústia e dor neste seu complexo de inferior
Dizendo às vezes que não é ninguém
Eu venho falar do valor que você tem (­bis)
Ele está em você, o Espírito Santo se move em você 
Até com gemidos inexprimíveis...
Aí você pode então perceber que pra Ele há algo importante em você
Por isso levante e cante exalte ao Senhor
Você tem valor, o Espírito Santo se move em você."

É interessante a forma como o autor da música mostra um Ser divino imputado no homem, e dá ao homem o crédito por tê-Lo em si. A música basicamente é uma "auto-ajuda", e tenta colocar no homem um valor que ele não tem. O fato do Espírito Santo habitar em mim me torna alguém de valor ou exprime o valor dAquele que o colocou em mim? Porque se eu admitir que fiz algo para merecê-lo, então realmente tenho algum valor.

A bíblia não massageia nosso ego em momento algum, muito pelo contrário, ela mostra que somos miseráveis, totalmente depravados. O Evangelho ofende, pois ele fala de um Deus completamente santo que vem em busca de um homem completamente indigno. Na verdade, é justamente o grande ponto que diferencia o cristianismo das demais religiões, outras religiões ensinam o que devemos fazer para sermos melhores, quais oferendas devo dar para que o deus X se agrade de mim. O cristianismo faz o caminho inverso, diz que nós não temos nada de bom a oferecer nem fazer para sermos melhores, e vai além. Ele diz que não queremos nos tornar pessoas melhores.

Não quero de forma alguma questionar a intenção piedosa que o Armando Filho teve ao compor a música, já ouvi dizer que foi para um ex-presidiário que ainda não tinha certeza se Deus tinha perdoado seus crimes e que vivia com vergonha por isso. O fato é que há uma grande diferença entre dar forças, animar alguém e compor uma música para ser cantanda num culto, momento no qual nos reunimos para louvar a Deus, e não a nós mesmos (outro exemplo de cântico de "louvor ao homem" é Raridade, de Anderson Freire). 

Nenhum comentário: