segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Nada pode desviar-me do alvo? Meu olhar estará sempre em Ti, Jesus?"

"E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.
Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamento com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?
Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo." (Atos 9:20-22)

Algo que tenho ouvido bastante em pregações é a respeito da mudança de caráter que ocorre na conversão, eu concordo que é um dos maiores milagres que pode ocorrer na vida de um ser humano. Alguém que tinha pavio curto, não levava desaforo para casa, não sabia escutar os outros, e que aos poucos vai perdendo todos esses aspectos. Não tem como deixar de notar a diferença, ele agora é paciente, prefere se afastar de discussões, ouve e pensa antes de falar algo para alguém, claro que essa mudança é gradativa (em alguns poucos casos pode até ser "instantânea"), mas o fato é que a partir do momento que alguém reconhece que é pecador e que só Deus pode mudar seu ser, ali já começa uma mudança, pois os olhos daquela pessoa já se abriram. No trecho acima encontramos um Saulo muito diferente do que perseguia os cristãos, a maioria do povo ainda estava desconfiado, inclusive os discípulos, sobre a "suposta" mudança radical de Saulo. E não demorou muito para que os judeus começassem a pensar em planos para tirar-lhe a vida. Sabemos que a vida de Saulo (posteriormente Paulo) foi marcada por perseguições, ameaças de morte, torturas, prisões, picada de cobra, entre outras coisas. Mas o que que ele disse em meio a tudo isso?

"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 8:31-39)

(Eu te aconselho a ler todo o capítulo 8 de Romanos! Ele é todo lindo!!)

Pois bem, vemos que ele tinha a convicção que nada podia o separar do amor de Deus, ele sabia que tudo coopera para o bem dos que amam a Deus (no verso 28 desse mesmo capítulo), ele não temia nada pois sabia que estava sob os cuidados do Altíssimo. Só que nós tantas vezes temos medo do que nossos amigos, familiares, vizinhos vão pensar ao ver nossas atitudes, temos medo de mostrar que somos diferentes. Tenho certeza que nenhum de nós foi ameaçado de morte por ser cristão ou por tomar atitudes diferentes das "normais no mundo".

Ser cristão é difícil? Eu não acho, se tivermos a mesma certeza de Paulo, de que nós somos escolhidos de Deus, entenderemos que nada de ruim nos acontecerá. E se você tem dúvidas a respeito disso, leia novamento o versículo 28 de Romanos 8: "TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM daqueles que amam a Deus", não é "quase tudo coopera para o bem", nem "a maioria das coisas cooperam para o bem". É tão difícil entender isso?

A igreja tem formado a cada dia cristãos fracos na fé, ninguém dá mais valor a EBD, ninguém quer abrir a bíblia, ninguém quer saber de tomar as atitudes de Jesus. "Eu quero as bençãos, eu tomo posse!", queeima, Jesus!

Eu quero me dispôr a formar cristãos fortes, cristãos que não se abalam, pois a Palavra do Senhor diz no Salmo 125:1 que os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.


"e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, 
e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18b)

Nenhum comentário: