sábado, 3 de março de 2012

S.O.J.A. (Soldiers of Jah Army)

Eu nunca tinha parado pra pesquisar sobre religiões, conheço por alto a doutrina espírita, católica, do candomblé também. Mas eu criei uma admiração forte pela religião rastafari. E conhecer S.O.J.A. contribuiu muito. Primeiro porque eu fiquei surpreso, eu não esperava encontrar uma banda norte-americana com letras que não fôssem, no mínimo, desinteressantes. Porque é a realidade, pode ser a melodia mais linda do mundo, ter arranjos geniais, mas parece que eles não sabem escrever letra que preste. E ai eu vou ouvindo as musicas e lendo as letras dessa banda, e ficando perplexo. Nossa, as letras tem uma profundida incrível, se fala do amor que devemos ter e repartir com os que vivem ao nosso redor, algumas outras que nos convidam a fazer uma auto-análise, nos mostrando que antes de querer criticar, ou sinalizar algum defeito em alguém, devemos buscar sanar os nossos próprios. Músicas que nos mostram que não devemos tratar os outros com parcialidade.
Enfim.. existem vários outros temas, mas quis postar uma música que eu gosto bastante, chamada "Rasta Courage", ela aborda a questão da influencia que quem está no poder tenta exercer sobre nós, e que não devemos ceder a eles.






Tente e lembre-se agora do que foi feito
Escravidão, substituição de cada nação
E agora por uma nação, todos guardam rancor
De maneira que me fazem querer saber de que lado eu estou
Não defendo os brancos, não defendo os negros
Eu defendo a verdade, direitos e tudo isso.
Eu me ocupo nas situações em que me encontro
Defendo minha posição e nunca saio do caminho

Não desisto da minha fé
Apesar da raiva da Babilônia
Eu vou me esforçar até o fim dos meus dias, Coragem Rasta.
Ir contra a sociedade, Coragem Rasta. (2x)

Eu nunca dou vibrações negativas
e eu nunca desisto da verdade.
Nunca trocaria minha minha sanidade para viver na multidão da Babilônia
Vaidade nunca irá guiar esse homem á loucuras.
Esse homem andará ao lado de Jah novamente.
Nós vemos toda a pressão para nos conformar-mos,
E eu posso algumas vezes ser pressionado
Mas não até quebrar.
Porque uma vida de iniquidade por causa de indolência
É um acordo com o diabo que o Rasta não pode fazer

Não desisto da minha fé!
Apesar da raiva da Babilônia
Eu vou me esforçar até o fim dos meus dias, Coragem Rasta.
Ir contra a sociedade, Coragem Rasta. (2x)

Relembrando de todas as evidências
400 anos e o que eles realmente fizeram
Nós falamos de paz mas no
Primeiro sinal de guerra irmãos não são mais irmãos. 
Sem perdão, como alguma guerra poderá terminar? 
Enquanto as nações se enfurecem
O homem Rasta se senta à vontade. 
Ninguém moverá um músculo por alguma justiça moral 
E sem justiça não haverá paz.

Não desisto da minha fé!
Apesar da raiva da Babilônia
Eu  vou me esforçar até o fim dos meus dias, Coragem Rasta.
vai contra a sociedade, Coragem Rasta. (2x)

Nenhum comentário: