domingo, 13 de março de 2011

A tal saga Crepúsculo..

Eu nunca me poupei de falar mal de Crepúsculo, dos vampiros que brilham, de um vampiro que ama uma humana mas quer ficar longe dela, com suas frases "Não sou o mocinho, sou o vilão", "Você tem que me temer", "Eu posso te matar". Que cá pra nós não é nada romântico, mas a humana abestalhada, mesmo sabendo do risco, prefere continuar a amá-lo. E por ai vai..

Pra que ninguém tivesse o argumento de que eu não tinha lido nem um livro pelo menos pra estar falando, li Crepúsculo, e no finalzinho eu até comecei a ficar empolgado, mas as duas últimas páginas me deixaram completamente arrependido de ter lido. Meses depois eu li umas quatro páginas de Eclipse, como quem não quer nada (e eu não queria mesmo, era aula de filosofia e não tinha nada mais para fazer....rsrs). E alguns fatos me deixaram curioso para ler Lua Nova, e assim fiz.

Devo ressaltar que comecei a ler Lua Nova com olhos diferentes dos que eu li Crepúsculo, pois eu estava acompanhando o seriado The Vampire Diaries, que me fez rever meus conceitos em relação a "vampiragem"..rsrs  enfim, gostei de Lua Nova, e tomei uma simpatia por Jacob que se estendeu até o fim da saga (pra mim é disparado o melhor personagem). Li Eclipse, que é bem melhor que Lua Nova, e terminei Amanhecer semana passada, que também é muito bom (mas ainda prefiro Eclipse).

Bem, não é todo dia que eu dou o braço a torcer, mas tenho que admitir que a saga é boa sim. Diferente do que se diz por ai. Que Stephenie deturpou os vampiros, é fato, mas teve uma coisa que ela alterou no mito e eu achei interessante, e até aceitável, que é o fato de alguns vampiros possuírem habilidades especiais, que tem a ver com a sua personalidade. Tipo, Edward podia ler pensamentos, Bella criava um escudo que impedia ataques psicológicos (as dores que certos vampiros causavam em outros eram fruto da mente, ativada pela habilidade especial do vampiro que causou o dano), Alice podia prever o que as pessoas iriam fazer, mas dependendo do que se passava na mente da pessoa que ela estivesse tentando prever, enfim, é meio complicado, mas todas as habilidades tem a ver com a mente.

A lenda dos quileutes (os "lobisomens", como Jacob) que ela criou, achei fantástica também, muito interessante. Fiquei vidrado em Eclipse na parte da lenda! Outra coisa, no final da saga descobre-se que Jacob e cia não eram lobisomens, e sim transformadores. Por isso que eles se transformavam quando queriam (diferente dos lobisomens, que só se transformam nas noites de lua cheia).


Enfim, existem mais outros fatores bem interessantes na saga, e que não são citados pelos "críticos" (às vezes pra encobrir que tem alguns aspectos interessantes na saga, e na maioria porque nem chegou a ler mesmo)

Ao fim desta saga, "reaprendi" a não julgar coisas e pessoas pelo que os outros falam o nome disso é fofoca, não é de Deus!, eu preciso conhecer. Claro que tem algumas coisas que é necessário bom senso, eu não vou fumar um "baguiu" ou tomar uma "marvada" pra saber se é bom ou não (até porque a ciência prova que não é..).

Um comentário:

Patrícia Rodrigues disse...

Ehh, Saga Crepúsculo divide opiniões.
Mas tudo tem seu lado bom na vida... eu só n sei se tenho moral pra ler tudo denovo, neh.


:)