quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pronomes de Tratamento

Rei                           Majestade
Juíz                          Excelência
Papa                        Santidade
Tenente-Coronal      Senhoria
Abade                     Paternidade
Arquiduque             Alteza
Irmã (Madre)          Reverendíssima


Temos muitos outros exemplos de pronomes de tratamento, e que devemos usá-los ao nos referirmos com essas autoridades. Mas ai eu penso: "E Deus? Como vamos tratá-lo?". Vejo por ai afora tantas músicas que me deixam com essa grande dúvida. "Você mudou a minha história, e fez o que ninguém podia imaginar" (a única que consegui lembrar agora foi essa, mas sei que existem muitas outras). Pra mim seria muito constrangedor chegar pra Deus e tratá-lo com "você". Tantas vezes desrespeitamos o Criado do Universo sem nem mesmo saber. Já ouvi muita gente contando piadas envolvendo Deus. Tantas vezes perdemos o senso da santidade de Deus! Entramos na igreja, e ficamos conversando durante o culto, entramos como se fosse em qualquer outro lugar.

Ao falar nisso sempre me vem a mente aquilo que Deus disse à Moisés: "Tira tuas sandálias, pois o lugar que estás é santo". Eu penso que devemos "tirar nossas sandálias" não só ao entrar no Templo, mas sempre que estivermos "em contato direto" com Ele (contato direto seria fazendo nossa devocional, lendo Sua Palavra, louvando). Tirar nossas sandálias seria nos humilhar perante o Rei dos reis, tirar todo o orgulho de nossos corações, toda impressão de que somos algo perante Sua grandeza. Ao escrever a bíblia, o escrivão pegava uma pena, molhava na tinta e usava, porém, quando era uma referência a Deus, ele usava uma pena especial, e uma tinta especial também. Achei muito bonito isso quando soube. Outra coisa que me chamou muita atenção foi o fato de que Leonardo Gonçalves, um cantor adventista, quando se refere a Deus, escreve "D-s", e descobri que isso é outro sinal de respeito, algo como que nós não fôssemos dignos nem de escrever Seu nome. São coisas aparentemente pequenas, mas que refletem o respeito que devemos ter por Deus.


"Venho a Ti em pano de saco, Te apresento o meu clamor.."

2 comentários:

Lara Ann disse...

Isso é verdade, talvez esbanjamos muito da amizade intima que o Nosso Pai nos oferece, mesmo sem acreditar que realmente ela exista, talvez isso nos faça tão inertes a respeito disso, mas é divino que Deus em sua Plena Majestade, ainda nos ama como filhos e nos dá uma initimidade de melhores amigos...e isso tambem não devemos disperdiçar, amizade pura, amor verdadeiro, sou serva e sei dessa condição, indigina até mesmo de serivir, mas feliz por ter Deus como Meu Senhor e mais feliz ainda em saber que Ele é o meu Pai, e o meu Melhor Amigo!

Patrícia Rodrigues disse...

É... enquanto alguns pregam que Deus deve ser super íntimo da gente, e que portanto deve ser tratado de uma forma íntima, outros dizem que ele eh o Poderoso Deus, temível sobre toda a terra.
E ambos estão certos.
Estou lendo um livro que meio que me mostra como seria estar diante de alguém tão poderoso (um 1% da sensação real). Por mais amor e carinho que Ele transmita - o maior e mais incondicional - o seu poder o torna temível e isso exige respeito. O simples fato de podermos ter contato com Ele é simplesmente pq Ele quer que seja assim.
Incrível como parece difícil de entender as vezes por ser tão paradoxal. E também tão maravilhoso.

Obrigada, Senhor.
OOBS: Meu pr nunca gostou muito daquela "Você mudou meu jeito de pensar, vc...vc... e vc..."
Só pq ela só mostra respeito UMA VEZ quando fala "por VC, Senhor". kkk' FATO