segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

♫ "E o levantar das minhas mãos é pra dizer... dizer o quê mesmo?"

De antemão, aviso logo que esse post não tem o objetivo de criticar nem de julgar ninguém, só estou expressando minha opinião.. =) Portanto, não é um post revoltz (finalmente! õ/ rsrsrs)


Algum dia do ano de 2008, estou eu louvando no Templo, e ai me deu vontade de levantar as mãos. Ok... mas depois do culto, quando cheguei em casa, eu me perguntei: porque eu levantei as mãos?? Ao perceber que eu não tinha uma resposta, parei de fazê-lo. E até hoje não o faço. Ao lembrar disso, me vem a mente também os conhecidos "retetês", pessoas girando, caindo no chão, falando coisas ininteligíveis.

Tenho um amigo que nasceu e cresceu em uma igreja tradicional, até que por questão de localidade ele começou a frequentar outra igreja, uma neo-pentecostal para ser mais preciso. Fiquei surpreso ao conversar com ele meses depois, e descobrir que ele tinha "se rendido ao retetê". A explicação que ele me deu foi a seguinte: "Vei, é algo que não dá pra segurar, você está lá ouvindo o louvor, a pregação, e ai você sente um calor, e quando vê já está lá girando, gritando."

Tempos depois eu cheguei a conclusão que é por ai mesmo, pra mim tudo se resume a assimilação. Se você passa anos morando em um estado, alguma gíria, vício de linguagem ou sotaque você irá assimilar. Se você assim que nascer for levado a um paiol e passar 7 anos de sua infância lá, você irá andar como um galo/galinha, irá emitir os mesmos sons que eles (mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade de aprender a falar, andar e se comportar como um ser humano). Enfim, hoje eu sei que foi a assimilação que naquele momento, a 4 anos atrás me fez levantar as mãos, eu sempre vi pessoas levantando as mãos durante os louvores, e acabei achando que era algo "importante", ou sei lá o que...rsrs

Só encontramos referências a respeito desse gesto no Velho Testamento, eles remetiam aos sacrifícios que eram oferecidos para Deus. Como no Salmo 28:2, que vemos Davi levantando as mãos em direção ao santo oráculo, no lugar do sacrifício, pois ele estava fora de Jerusalém. No Salmo 141:2 fica bem mais claro, quando ele diz que seu desejo é que suas mãos levantadas fossem como o "sacrifício da tarde".

Mas como sabemos, uma das coisas que Jesus veio para quebrar foram justamente esses sacrifícios, e sendo assim, esse "levantar de mãos" não é algo válido desde o sacrifício de Cristo.


Como eu disse no início, esse post não é uma crítica a quem pratica esse gesto!

Nenhum comentário: